sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Alimentação nas festas de final de ano

As ceias de Natal e Ano Novo quase sempre são sinônimos de farturas e, normalmente, deixam a desejar em termos de uma nutrição saudável. Porém, é possível se alimentar de maneira correta inclusive nessa época do ano.

Para isso, seguem algumas dicas importantes:

Escolha as carnes com menos gordura, como peru, tender, chester, lombo magro ou até cordeiro. Faça receitas em que as carnes sejam assadas ou cozidas, utilizando temperos e ervas finas.

Capriche nas saladas. Deixe de lado as saladas com maionese, que pode ser substituída por iogurte natural desnatado. Aposte nos folhosos como alface, rúcula e agrião, ricos em fibras que auxiliarão na digestão. Incremente-os com tomates secos e mussarela de búfala. E lembre-se que quanto mais colorida for a salada, mais nutritiva ela será.

Aproveite o clima e utilize as frutas da época (são mais frescas e saborosas, além de provavelmente terem sido cultivadas com menos agrotóxicos): pêssego, abacaxi, melão, figo, uva.

A grande variedade de verduras, legumes e frutas disponíveis permite enfeitar pratos típicos das festas, tornando-os mais apetitosos e saudáveis. As frutas podem também ser uma excelente opção de sobremesa ou fazer parte de saladas mistas e coloridas.

As oleaginosas como nozes, castanhas e avelãs podem ser consumidas em pequenas quantidades, picadas e misturadas às saladas ou ao arroz. Lembre-se de comprar as sem adição de sal.

Não esqueça que, quando consumidas em excesso, as bebidas alcoólicas são bastante calóricas e acabam compensando o cardápio mais saudável escolhido. Portanto, devem ser ingeridas com moderação.

Uma dica importante é não ficar sem se alimentar durante o dia, mesmo sabendo que irá comer em grande quantidade na ceia. Assim, faça refeições leves durante o dia para não estar com muita fome à noite e poder saborear as delícias servidas sem abuso. Lembre-se que quando estamos com fome acabamos cometendo deslizes!

Dessa maneira, não é necessário abrir mão dos pratos típicos de Natal e Ano Novo. Basta adaptar e mudar alguns ingredientes e formas de preparo para que os cardápios das festas sejam nutritivos e saudáveis, sem deixar de serem saborosos.

Aproveite e BOAS FESTAS!

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