quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Por que se alimentar bem?

A primeira resposta que a maioria das pessoas dá está relacionada à estética e ao peso adequado. Não está errado; porém, existem diversos fatores que devem ser lembrados quando pensamos em qual o motivo para se ter uma alimentação adequada.

Muitas vezes estamos cansados ou indispostos ao extremo, vivemos pegando resfriados ou gripes, tendo algumas doenças mesmo que insignificantes e fáceis de curar; entretanto, nunca pensamos que isso pode ter relação com a nossa alimentação.

Uma alimentação adequada tem a capacidade de nos deixar mais dispostos e, principalmente, menos propensos a ter doenças que com o tempo podem se tornar mais difíceis de tratar.

Cada vez mais estudos estão sendo realizados envolvendo a relação entre diversas doenças e alimentação. Hoje, se sabe que a má nutrição afeta muitos sistemas do corpo humano e aumenta a incidência de doenças crônicas não transmissíveis que englobam desde cárie dentária, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, acidentes cerebrovasculares, osteoporose e câncer de muitos órgãos, bem como doenças coronarianas.

Além dessas doenças, a alimentação inadequada também está relacionada a deficiências nutricionais (de vitaminas e minerais) e a uma propensão maior de infecções.

Assim, um indivíduo bem nutrido apresenta alguns fatores como:
- Aspecto saudável (pele, dentes, olhos, cabelos).
- Disposição física e bom humor.
- Menor propensão a "ficar doente".
- Menor risco de desenvolver doenças relacionadas à nutrição e ter que se privar de alguns alimentos no futuro.

Então, por que se alimentar bem? Para ter saúde tanto no presente quanto no futuro.

Um comentário: