quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Reeducação alimentar

Como primeiro assunto para postar aqui, eu escolhi a base de todo o meu trabalho: a reeducação alimentar.

Reeducação alimentar significa mudança nos hábitos alimentares. É um processo de aprendizagem exercido através de informações e orientações nutricionais específicas em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis, ocorrendo mudanças apenas nos maus hábitos, mantendo-se os bons.

Por se tratar de um processo de aprendizagem, através da reeducação alimentar a pessoa torna-se apta a escolher corretamente os alimentos que irão fazer parte da sua alimentação tanto em relação à quantidade quanto em relação à qualidade.

Na reeducação alimentar nada é proibido, pode-se comer de tudo moderadamente, dando sempre preferência para aqueles alimentos mais naturais, mais saudáveis e menos calóricos, mantendo-se o peso ideal durante toda a sua vida e, o que é mais importante, com saúde.

Tem-se a idéia de que a reeducação alimentar é utilizada apenas para o emagrecimento; porém, pode ocorrer em diversos momentos e situações, como em indivíduos magros que busquem mais saúde, em indivíduos com sobrepeso ou com obesidade, em indivíduos com diabetes ou com colesterol elevado, em indivíduos com hipertensão arterial, em gestantes, em atletas, ou seja, sempre que exista a necessidade de mudança de hábitos alimentares em busca de uma melhor saúde. Alimentar-se bem irá melhorar a sua qualidade de vida, não lhe ajudando apenas a ter uma boa aparência.

O processo de reeducação alimentar é individual e deve ser feito de forma gradual e com seriedade, para que se obtenham os resultados desejados. Além disso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental, pois esse profissional é capacitado para identificar os erros alimentares e corrigi-los de maneira adequada e individualizada, de acordo com as condições de saúde de cada pessoa.

Lembre-se que nunca é tarde para fazer uma reeducação alimentar! Comece agora mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário