segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estudo revela: quadril e glúteo largos protegem o nosso corpo de doenças

Existem duas formas de composição corporal: a primeira pode ser chamada de “maçã” (onde o depósito de gordura se concentra na região abdominal) e a segunda pode ser chamada de “pêra” (onde o depósito de gordura se concentra na região dos quadris e nádegas).

A distribuição da gordura no nosso corpo é um importante fator de risco para as doenças metabólicas e cardiovasculares, porque a proporção de gordura abdominal para a de gordura nos glúteos e quadris está correlacionada com as doenças associadas à obesidade e com o aumento da mortalidade.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford publicada no último dia 12 na International Journal of Obesity (Revista Internacional de Obesidade) concluiu que a gordura localizada nos quadris e nos glúteos tem um papel positivo para a saúde.

Segundo o estudo, essa característica protege contra as doenças cardiovasculares e metabólicas, estando associada a um perfil protetor de lipídios (colesterol e triglicerídeos) e de glicose.

Uma explicação dada pelos autores é que esse tipo de gordura localizada na região dos glúteos e coxas elimina ácidos graxos prejudiciais e contém um agente antiinflamatório que evita o entupimento das artérias.

De acordo com os pesquisadores, ter pouca gordura ao redor do quadril é um perigo para a saúde, pois está associada com um aumento do risco de doenças metabólicas e cardiovasculares. Da mesma forma, ter gordura extra em torno da cintura também levaria a um risco maior de desenvolvimento de doenças, pois a gordura abdominal não oferece proteção.

Portanto, a gordura que dá ao corpo uma forma de maçã é pior do que a que dá ao corpo forma de pêra.

Entretanto, não esqueça: de acordo com os autores, ter mais gordura ao redor das coxas e do quadril é melhor para a sua saúde se o seu abdômen for magro.

Dessa forma, se você estiver com sobrepeso, obeso ou com um tamanho de cintura maior, é importante fazer mudanças em seu estilo de vida para evitar as doenças metabólicas e cardiovasculares.

2 comentários:

  1. Parabéns, seu blog está muito legal.
    Uma sugestão de um post, Gastronomia Molecular.
    Algumas dicas de bibliografia:
    On Food Cooking: The Science and Lore of the Kitchen - Harold McGee.
    Um Cientista na Cozinha - Hervé This
    Muito Sucesso!

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  2. Obrigada!!
    Boa sugestão! Vou providenciar um post sobre o assunto, muito interessante!!

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