terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Inchaço no verão

O inchaço é a consequência da retenção de líquidos, que pode ser causada por diversos fatores.

Ele pode ocorrer simplesmente devido à gravidade (ficar sentado ou em pé por muito tempo) ou pode ter como origem algo mais sério, como insuficiência renal e cardíaca, hipertensão arterial, problemas hormonais e circulatórios e alterações na tireóide.

Além disso, pode ser uma reação do organismo ao clima muito quente, a remédios como corticóides e a alterações hormonais durante a gravidez ou TPM (tensão pré-menstrual).

Porém, não esqueça que existem outros fatores bastante comuns, e modificáveis, que levam à retenção de líquidos: excesso de peso, sedentarismo e má alimentação.

Atenção, pois reter líquidos não é sinônimo de engordar, na medida em que na retenção não há aumento de tecido adiposo. Da mesma forma, quando se elimina os líquidos desnecessários ao bom funcionamento do organismo, não significa que houve emagrecimento.

Existem alimentos que podem favorecer o inchaço comum nesta época do ano, como os ricos no mineral sódio. O mais conhecido é o sal, então evite salgar a comida em excesso e exclua o saleiro da sua mesa. Os próximos da lista são os embutidos (mortadela, salame, presunto), os enlatados, os queijos muito amarelos e as comidas congeladas e industrializadas.

Em contrapartida, existem alimentos que ajudam na eliminação da água acumulada, chamados de diuréticos. Entre eles estão: chás (mas evite o chá preto), frutas (melão, melancia, limão, abacaxi, ameixa, maçã), verduras e hortaliças (agrião, alface, pepino, tomate).

Além disso, pratique exercício físico regularmente e beba bastante água diariamente. Ambos ajudam na eliminação do excesso de minerais, contribuindo para a diminuição da retenção.

Preste atenção, pois se o seu inchaço for muito recorrente, ele pode ter como origem algo mais sério. Dessa forma, procure um médico.

2 comentários:

  1. PARABÉNS!ACHEI OS ASSUNTOS ESCOLHIDOS EXTREMAMENTE IMPORTANTES. A LINGUAGEM É SIMPLES E POR ISTO MUITO FÁCIL DE ENTENDER, E O MELHOR, SABER QUE COM A ORIENTAÇAÕ CERTA PODE-SE OBTER EXCELENTES RESULTADOS SEM MUITO "SACRIFÍCIO".
    QUE TAL UMA PALAVRINHA SOBRE GOTA? QUAIS OS ALIMENTOS "PROIBIDOS"? EXISTEM ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR A FORMAÇÃO DO AC.ÚRICO OU SÓ A RESTRIÇÃO ALIMENTAR FUNCIONA?

    ResponderExcluir
  2. Olá Sara!! O próximo será sobre o assunto sugerido. Obrigada pelo comentário!!

    ResponderExcluir