quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dicas para o carnaval

O carnaval está chegando. É momento de alegria, brincadeira e descontração. Siga algumas recomendações simples e não perca a festa!

Devido à grande perda de líquidos nesta época do ano, seja causada pelo calor elevado ou pela maior movimentação durante a folia, se faz necessária uma maior ingestão diária de líquidos como água, sucos de frutas e água de coco antes, durante e após as festividades.

Para aguentar a maratona do carnaval até o fim sem se cansar ou passar mal, mantenha, além da hidratação adequada, uma alimentação saudável e equilibrada.

Uma dieta saudável durante o carnaval deve conter carboidratos integrais, carnes e laticínios com pouca gordura, saladas e frutas.

Nesta época, fuja dos alimentos gordurosos. Além de serem muito calóricos, apresentam uma digestão mais lenta e difícil podendo levar ao mal-estar, indisposição e cansaço. Tudo que você não quer! Dessa forma, as carnes gordas, as frituras, os salgadinhos e os doces calóricos devem ser evitados ao máximo.

Cuide sempre das condições higiênico-sanitárias do local em que for comer ou comprar os alimentos. Além disso, deve-se observar a higiene do manipulador dos alimentos e a exposição dos mesmos a temperaturas inadequadas, evitando o risco de intoxicações alimentares (leia a postagem sobre o assunto).

Para quem vai consumir bebidas alcoólicas, a dica principal é nunca ingeri-las com estômago vazio. O ideal é intercalar as bebidas alcoólicas com água e alimentos leves para retardar o efeito do álcool, além de evitar a ressaca.

Lembre-se que o álcool tem efeito diurético que pode ser agravado com o aumento da sudorese durante as festividades do carnaval. Dessa forma, quem consome bebidas alcoólicas deve caprichar ainda mais na hidratação.

Outra dica é não ficar em jejum por muitas horas, devendo ingerir alimentos leves no máximo de 4 em 4 horas. Sugestões: frutas, sucos de frutas, picolés de frutas, água de coco, barras de cereais, iogurtes, sanduíches naturais.

Divirta-se!

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