terça-feira, 30 de março de 2010

Feliz Páscoa

Em época de Páscoa, a procura pelo chocolate aumenta bastante. Para fazer a escolha correta, vale a pena conhecer um pouco sobre esse alimento tão consumido em todo o mundo.

Do ponto de vista nutricional, o chocolate é considerado um alimento nutritivo por possuir proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Além disso, uma pesquisa realizada pela UFRGS revelou que os benefícios do chocolate amargo seriam os mesmos do vinho tinto, ambos consumidos em quantidades adequadas.

Isso porque os chocolates amargos têm alta concentração de cacau (em média 70%). O cacau é rico em antioxidantes como as catequinas, que são flavonóides e estão presentes também na uva e no chá verde.

Quanto mais escuro for o chocolate, maior será a sua concentração de cacau e, assim, de antioxidantes. O chocolate branco, feito apenas com a manteiga do cacau, é considerado o mais vilão entre os diferentes tipos. Além de quase não possuir efeito antioxidante, é rico em açúcar e gordura.

Deve-se dar preferência ao consumo de pequenas quantidades frequentes a grandes ingestões de uma só vez. Além disso, é preferível que a ingestão do chocolate não seja feita em jejum, podendo ser após uma refeição ou lanche. Isso porque, como o sistema digestório já estará realizando a digestão e absorção de outros alimentos, a absorção do chocolate será diminuída. Outro motivo: provavelmente você irá ingerir menor quantidade.

Algumas pessoas enganam-se ao pensar que os chocolates diet são melhores. Lembre-se que produtos diet são fabricados para pessoas diabéticas, que devem evitar o consumo de açúcar. Além disso, para o chocolate diet ficar com o sabor semelhante ao do normal, mesmo sem possuir açúcar, os fabricantes aumentam a quantidade de gordura e abusam na quantidade de adoçantes artificiais. Se você não é diabético, evite-os.

Por todos esses motivos, a melhor opção é o chocolate com maior quantidade de cacau. Porém, apesar de todos esses benefícios, ele deve ser consumido com moderação, pois serão calorias a mais no seu dia.

Aproveite a Páscoa com a família e os amigos e controle-se. Você não vai se arrepender depois que passar esse período e ver na balança que não aumentou nem um grama!

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário