
Até então estas substâncias eram usadas apenas como medicamentos, sendo necessária uma receita para comprá-las. Ou a venda era feita irregularmente.
A Anvisa alerta que estes suplementos só devem ser consumidos por atletas profissionais de alto rendimento.
Praticantes de atividade física não necessitam utilizá-los, informa o órgão, já que uma alimentação saudável e balanceada é suficiente para suprir todas as necessidades de quem faz esportes de forma amadora, garantindo um bom desempenho.
A cafeína ajuda a retardar a sensação de fadiga muscular, podendo ser útil para aumentar a resistência em exercícios de longa duração.
Já a creatina é um aminoácido presente nas carnes, aves e peixes, que pode melhorar o desempenho muscular em provas de alta intensidade e curta duração, facilitando a rápida recuperação dos músculos.
A recomendação da Anvisa é que estes suplementos somente devem ser usados com indicação de médico ou de nutricionista, na medida em que quanto a cafeína quanto a creatina podem provocar problemas à saúde quando usados de maneira inadequada.
Especula-se que a creatina possa provocar problemas renais, problemas no fígado e cãibras, além do efeito já comprovado: retenção hídrica. Já a cafeína pode causar arritmia cardíaca, taquicardia, ansiedade e insônia.
Na dúvida, procure ajuda de um profissional capacitado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário