terça-feira, 13 de abril de 2010

Suco de frutas

Indo no embalo da postagem anterior, aproveito para falar sobre o suco de frutas, considerado pelas pessoas tanto um amigo quanto um inimigo da alimentação adequada.

Já ouvi muitas pessoas, inclusive nutricionistas, falarem mal dos sucos de frutas dando preferência a outras bebidas como os refrigerantes.

A principal justificativa usada por elas é que eles possuem uma quantidade considerável de calorias, enquanto que os “refris” podem ser de baixa ou nenhuma caloria.

Engana-se quem pensa dessa forma.

Os sucos naturais, feitos da própria fruta, são considerados ótimas fontes de vitaminas e minerais, fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Enquanto que os refrigerantes possuem as chamadas “calorias vazias”, por não apresentarem nenhum benefício.

Porém, como todos os alimentos, os sucos também devem ser variados e ingeridos com moderação. Lembre-se que a melhor forma de matar a sua sede e manter o seu corpo hidratado é bebendo água.

Apesar de serem muito nutritivos, os sucos podem fornecer grande quantidade de calorias se ingeridos em excesso. Para as pessoas que estão em processo de emagrecimento, uma boa dica é escolher os sucos menos calóricos: limão, morango, melancia, melão, abacaxi.

Não deixe as frutas inteiras de lado, pois os sucos praticamente não possuem fibras. Dessa forma, um copo de suco sacia muito menos que a ingestão de uma fruta in natura. Não os coe para que não percam ainda mais fibras.

Um erro bastante comum é as pessoas adicionarem açúcar ou adoçante aos sucos. Saiba que todas as frutas já possuem o seu açúcar natural, chamado de frutose. Acostume-se com o sabor da própria fruta ou escolha frutas mais maduras ou da época (normalmente, são mais doces).

Muitas pessoas me perguntam sobre qual o tipo de suco ideal.

Saiba que a melhor opção sempre será o suco natural, preferencialmente feito na hora para maior conservação de algumas vitaminas.

Os sucos em polpa ficam em segundo lugar, pois são a própria polpa da fruta congelada e embalada. Prefira as opções sem açúcar.

Em terceiro lugar, estão os sucos de caixa, também chamados de bebida de fruta ou refresco de fruta. Esse tipo é o que possui menor concentração de fruta, por ser misturado à água. Normalmente são adicionados corantes artificiais e açúcar, então leia os ingredientes nas embalagens e opte pelo mais natural possível.

Em último lugar, estão os sucos em pó. Além de conter uma quantidade mínima de fruta, são ricos em açúcar e produtos químicos que dão cor, sabor e aroma. Evite-os.

3 comentários:

  1. Oi, Betina! Que show teu blog, vou acompanhar certo. Já lanço uma perguntinha, se tiveres tempo: qual a diferença entre suco e "néctar"? Os Del Valle se definem assim...

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  2. Oi Pedro,
    O néctar é a bebida que já vem diluída em água e adoçada. Possui um teor reduzido de polpa em comparação ao suco e, portanto, menos nutrientes. O ponto positivo é que não há corantes artificiais, como na maioria dos sucos de caixinha. Se possível, dar preferência para os sem adição de açúcar.
    Obrigada e continue acompanhando!

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  3. bom dia!!!
    estou abrindo uma lanchonete e gostaria saber se e melhor fazer o suco com a fruta ou fazer com polpa, e qual e a mediada exata pra cada fruta...

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