quinta-feira, 20 de maio de 2010

Banana

É comum as pessoas pensarem que a banana é uma fruta que engorda e suspendê-la durante o processo de emagrecimento.

Porém, esta fama adquirida não é verdadeira.

A banana pode até ser uma fruta mais calórica quando comparada a outras; no entanto, ela apresenta alto valor nutritivo e proporciona diversos benefícios para o nosso organismo, auxiliando no seu bom funcionamento e na prevenção de doenças.

Ela é considerada energética por apresentar uma quantidade significativa de carboidratos; entretanto, não possui gorduras.

Entre os carboidratos presentes, estão as fibras do tipo solúvel, que se ligam à água formando uma espécie de gel, tornando a digestão mais lenta e aumentando o tempo de saciedade. Além de ajudar na regulação do intestino.

A banana possui diversas vitaminas: A, C, B6 e K.

A principal é a vitamina B6, essencial ao nosso organismo, sendo que a sua deficiência pode provocar insônia, fraqueza e irritabilidade, além de imunidade prejudicada.

A banana também possui minerais como cálcio, potássio e magnésio,

O principal é o potássio, nutriente imprescindível para os músculos, inclusive o cardíaco. Além disso, o consumo de potássio está relacionado com a diminuição de cãibras e da pressão arterial.

Ainda, a banana apresenta uma quantidade significativa de triptofano, um antidepressivo natural que mantém os níveis de serotonina no cérebro e melhora o humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário