segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alimentação no inverno

O inverno começa na próxima segunda-feira, tendo como principal característica a diminuição da temperatura.

É natural as pessoas sentirem mais fome nos dias frios, na medida em que ocorre um aumento das necessidades energéticas para que o nosso corpo consiga manter a sua temperatura adequada.

Com esse aumento de apetite, as pessoas acabam optando por alimentos mais calóricos que geralmente dão a sensação de esquentar o corpo. Além disso, alimentos saudáveis como frutas e saladas não são tão apreciados durante os dias mais frios.

Em contrapartida, nessa época ficamos também menos ativos. O frio é o principal motivo para que muitas pessoas diminuam a frequência de exercícios físicos ou até os cessem.

Atenção, pois esse é o quadro ideal para o aumento de peso durante o inverno!

Bom senso e moderação na hora de escolher os alimentos é o primeiro passo para quem procura se alimentar de maneira saudável sem perder o prazer dos pratos saborosos dessa época.

Optando por leite e derivados desnatados, sopas nutritivas com vegetais variados, chás quentinhos, legumes e verduras cozidos no vapor, frutas aquecidas por poucos segundos no forno de microondas, entre outros, pode-se manter o peso e até diminuí-lo nessa fase do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário