quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Respondendo aos comentários

A partir das duas perguntas feitas na postagem anterior, eu resolvi fazer uma nova postagem com as respostas. Aí vai:

1- O que você sugere para substituir o bom e velho "miojo"?

Primeiro, existem massas de qualidade que ficam prontas em 5-10 minutos.

Para quem não tem tempo, uma sugestão seria fazer uma quantidade maior de molho de tomate com carne e congelar em pequenas porções para as horas de aperto.

Outra sugestão é cozinhar rapidamente alguns legumes com molho shoyo e misturar à massa.

Lembre-se que não são todos os molhos prontos que têm ingredientes saudáveis. Alguns apresentam quantidades elevadas de sódio e gordura, devendo ser ingeridos com moderação.

Para dar mais sabor à massa, acrescente temperos naturais como manjericão, manjerona, orégano, pimentas, salsa, sálvia.

2- Pode ser um bom e velho "X"? Se ele é feito de pão, carne, queijo e salada, acredito que seja saudável. Qual a sua opinião?

Depende.

No geral os “xis” são bastante calóricos e gordurosos.

A opção com pão, carne, queijo e salada é sempre a melhor, porém deve-se dar atenção ao tipo de pão (o integral é melhor), ao tipo de carne (a de hambúrguer tem bastante gordura, sendo a melhor opção uma carne magra grelhada), ao tipo de queijo (os mais amarelos como o cheddar são mais gordurosos) e à quantidade de salada (quanto mais, melhor).

Além disso, as chapas em que os “xis” são prensados normalmente são as mesmas em que foi frito o bacon ou o ovo do “xis” anterior, acrescentando mais gordura ao seu.

Os complementos utilizados como maionese, molhos cremosos, catchup e mostarda apresentam uma quantidade considerável de gordura e/ou sódio, sem falar da batata frita.

Dessa forma, não vale substituir o sanduíche natural pelo "xis", pois existem muitas diferenças entre os dois.

Moderação é a palavra certa!

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