quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Caminhe mais!

Em homenagem ao dia do profissional de Educação Física, comemorado hoje, irei postar um artigo do ano de 2003, mas que eu li recentemente e gostaria de dividir com vocês sobre a importância da prática de exercício físico.

O estudo teve como objetivo verificar a associação entre atividade física de lazer e incidência de câncer de mama em um grupo de quase 75 mil mulheres adultas na pós-menopausa (idade entre 50 e 79 anos) que foram acompanhadas por quase 5 anos.

Entre os principais resultados estão:

- Mulheres (independentemente do peso) que se exercitaram aproximadamente 1,25 a 2,5 horas por semana de caminhada rápida ou exercício equivalente ou mais horas de exercício de menor intensidade tiveram uma redução de 18% no risco de desenvolver câncer de mama em comparação às mulheres sedentárias.

- Quando separadas em grupos de acordo com o índice de massa corporal (IMC), as mulheres com IMC adequado tiveram redução de 30% no risco de desenvolver câncer de mama, com a mesma atividade física citada acima.

- Mulheres (independentemente do peso) que fizeram mais de 7 horas por semana de atividade física moderada/extenuante tiveram um risco 21% menor de desenvolver câncer de mama em comparação com mulheres sedentárias.

Dessa forma, os resultados sugerem que a inatividade física pode ser um fator de risco modificável para as mulheres na pós-menopausa. Isso significa que uma pequena mudança na rotina pode diminuir consideravelmente a possibilidade de desenvolver câncer de mama.

No artigo, é descrito detalhadamente a maneira como as mulheres foram selecionadas e os critérios utilizados para avaliá-las. Se alguém quiser mais informações, o artigo na íntegra está disponível em http://jama.ama-assn.org/cgi/content/full/290/10/1331

Nenhum comentário:

Postar um comentário