terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alimentos que protegem o coração

Abaixo estão citados alguns nutrientes (com as suas fontes) que apresentam efeito protetor ao nosso coração.

Gorduras poliinsaturadas
São chamadas de gorduras boas e fazem parte desse grupo os ômegas 3 e 6. O consumo adequado dessas gorduras está relacionado com diminuição do risco de eventos cardiovasculares, redução da pressão arterial e redução dos níveis do colesterol LDL (ruim) e dos triglicerídeos.
Fontes ômega 3: óleos vegetais (canola, oliva, soja) e peixes (atum, salmão, arenque, sardinha, bacalhau).
Fontes ômega 6: linhaça, gergelim, amêndoa, castanhas, aveia, milho, centeio.

Gorduras monoinsaturadas
Também chamadas de gorduras boas, estão relacionadas com a diminuição do colesterol LDL (ruim).
Fontes: azeite de oliva, abacate, amendoim.

Fibras
Ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos, aumentam a saciedade e contribuem para a prevenção do diabetes e da obesidade.
Fontes: cereais integrais, linhaça, aveia, amaranto, frutas, hortaliças, leguminosas (feijão, lentilha, vagem).

Flavonóides
Relacionados com a redução da pressão arterial e com a prevenção de formação de coágulos (ação anticoagulatória), além de apresentarem ação antioxidante.
Fontes: uva e derivados, amora, jabuticaba, mirtilo, frutas cítricas, chás (verde, branco, preto), cacau, alho, cebola, brócolis, semente de girassol, soja e derivados.

Carotenóides
Têm ação preventiva na formação de placas de gordura e na formação de coágulos sanguíneos, além de estarem relacionados com o aumento da resposta imunológica.
Fontes: frutas e vegetais com cor entre amarelo e vermelho (cenoura, manga, abóbora, mamão, tomate e derivados, melancia, goiaba, pimenta vermelha) e verduras bem escuras (couve, agrião, espinafre, almeirão).

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