segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Benefícios da quinua

A quinua (ou quinoa), cultivada há mais de 500 anos pelos povos andinos, recentemente ganhou status de alimento mais completo do planeta, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).

Na sua composição nutricional, o cereal é uma excelente fonte de proteína, possui carboidrato de baixo índice glicêmico (absorvido mais lentamente), possui gorduras “boas” (ômega 3 e 6), é considerado um multivitamínico e é rico em minerais.

Além disso, a quinua é rica em fibras (ajudando na saciedade e na menor absorção de carboidratos e gorduras, além de melhorar o trânsito intestinal) e não possui glúten (proteína a que muitas pessoas são alérgicas).

O grão da quinua conta com 20 aminoácidos diferentes, sendo considerado uma fonte de proteína completa, o que geralmente é encontrado apenas em alimentos de origem animal. Dessa forma, o cereal é bastante recomendado para pessoas vegetarianas.

Outro benefício da quinua é conter fitoestrógenos, substâncias que previnem doenças crônicas como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas ocasionadas pela falta do hormônio estrogênio durante a menopausa.

Quem não provou ainda, está mais do que na hora de experimentar, principalmente depois de todos os benefícios citados acima.

No Brasil, é possível encontrar para vender desde o próprio cereal (em flocos ou em grãos), que deve ser cozido em água para triplicar o volume, até produtos prontos como cookies, macarrão e farinhas, que podem substituir as tradicionais de trigo.

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