quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ovo aumenta o colesterol?

Muitas pessoas me perguntam sobre o ovo: seria ele um vilão ou um mocinho?

Pois bem, durante muitos anos o ovo foi considerado prejudicial à saúde por conter muito colesterol – realmente um único ovo tem em média 210 miligramas de colesterol, enquanto que a recomendação diária para uma pessoa saudável é de 300 miligramas.

Entretanto, o que devemos pensar é que a quantidade de colesterol de um alimento não tem impacto direto sobre o colesterol sanguíneo. O mecanismo de aumento do colesterol é muito mais complexo e depende de diversos fatores como:

- Genética
- Consumo de gorduras saturadas e trans
- Falta de atividade física
- Pouca ingestão de fibras

Além disso, esquece-se que o ovo tem mais de 10 nutrientes essenciais necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, entre eles estão principalmente as proteínas (com alto valor biológico), o ferro, o zinco e a vitamina D. Ainda, uma unidade grande contém cerca de 75 kcal.*

Dessa forma, o ovo não pode ser considerado um vilão. O cuidado que se deve ter é em relação à forma de preparo, pois normalmente esse alimento é consumido frito. Assim, cozidos e mexidos ou na forma poché ou em omeletes, o ovo traz diversos benefícios à nossa saúde.

* Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos - TACO

Um comentário:

  1. Que bom poder comer ovos sem peso na consciencia!São tantas informaçoes contraditorias,uma nutricionista sabe do que ta falando(pelo menos espera-se que saiba.)

    ResponderExcluir