sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Coma mais batata!

Tenho observado que o consumo de batata é baixo (a exceção dos praticantes de atividade física) e muitas pessoas têm me perguntado se ela engorda. Por isso, resolvi falar um pouco sobre os benefícios da batata e colocar uma receitinha chamada “batata ralada ao forno”.

Entre os nutrientes que contêm o alimento, pode-se destacar:
  • Água: cerca de 80% da batata.
  • Carboidratos: fornecem energia para o nosso organismo.
  • Vitaminas do complexo B: principalmente a vitamina B6 que está relacionada com diversas funções neurológicas.
  • Potássio: provoca o relaxamento muscular e previne cãibras. A batata apresenta quantidades semelhantes à banana.
  • Vitaminas A e C: antioxidantes importantes no combate aos radicais livres.
  • Fibras: principalmente se consumida com casca.

Além disso, a batata apresenta poucas calorias, variando de 52kcal (batata inglesa cozida) a 80kcal (batata baroa cozida) para cada 100g (uma unidade média tem em torno de 120g). Para se ter uma idéia, as mesmas quantidades (100g) de arroz cozido e de macarrão cozido têm cerca de 120kcal.*

O grande problema do alimento é a forma como ele comumente aparece nas mesas: batata frita, batata palha e salada de batata com maionese estão entre algumas opções mais consumidas e que apresentam grande quantidade de calorias e gorduras.

Assim, abaixo está uma sugestão de receita para incluir o alimento no seu cardápio.

Receita de batata ralada ao forno

Ingredientes
- 500g de batata
- 320ml de leite desnatado
- 1 dente de alho socadinho
- 1 cebola média ralada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Margarina para untar e refogar

Modo de fazer
- Descasque as batatas, rale no ralo grosso e reserve.
- Refogue o alho e a cebola em 1 colher de sopa de margarina.
- Acrescente as batatas, o leite, o sal e a pimenta.
- Mexa bem até levantar fervura.
- Retire do fogo e despeje em um refratário untado.
- Polvilhe um pouco de queijo ralado (opcional) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos ou até que a superfície esteja dourada.
- Sirva quente.

Rendimento
Cerca de 8 porções.

*As informações nutricionais foram retiradas da Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos.

4 comentários:

  1. A receita ficou ótima, mas sugiro menos leite, para que cozinhe mais rápido e fique mais sequinho e crocante.

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  2. Refiz a receita com menos leite(250ml) e realmente ficou melhor! Vale a pena experimentar!

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  3. Olá Sara,
    Obrigada pelos comentários e sugestões!!
    Continue acompanhando!

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