segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Exercício físico + dieta balanceada



A nutrição é fundamental para qualquer praticante de exercícios físicos, independentemente da modalidade escolhida e do objetivo a ser alcançado.

Devemos ter em mente que, como resposta aos exercícios, o nosso corpo aumenta as suas necessidades nutricionais para se recuperar do esforço realizado, para preparar os músculos e para repor as perdas de nutrientes. É claro que isso ocorre em maior ou menor escala, conforme a intensidade e frequência dos nossos treinos.

Mas já podemos imaginar que, para todos esportistas, um descuido na alimentação pode fazer com que o seu corpo não se recupere completamente, ficando mais vulnerável a lesões, infecções e deficiências nutricionais importantes.

Cansaço, dificuldade de concentração ao longo do dia, redução na atividade do sistema imunológico, desidratação, perda de massa muscular e lesões musculares são as principais consequências de uma alimentação inadequada quando se fala em esporte.

Tenho encontrado com bastante frequência pessoas insatisfeitas com o efeito dos exercícios que pratica, mesmo que façam acompanhamento com profissionais de Educação Física e mesmo naqueles que praticam os exercícios há mais tempo.

E a minha resposta é sempre a mesma: “Procure um nutricionista! Provavelmente a tua alimentação está inadequada". Não adianta, a dupla exercício físico + dieta balanceada deve andar sempre junta para que se consiga atingir os objetivos!

Um comentário:

  1. mandou bem!! o problema é que tem um monte de educadores físicos instruindo alunos a comer, a se entupir de suplemento e falando besteira por aí.

    ResponderExcluir