quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Nutrição X Celulite

A hidrolipodistrofia, conhecida popularmente como celulite, é definida como uma alteração patológica da hipoderme (lipodistrofia) com presença de edema ou inchaço (hidro) e com função linfática alterada.

Os principais fatores que causam este mal que acomete cerca de 90% da população feminina são: predisposição genética, fatores hormonais, sedentarismo, dieta desequilibrada, abuso de álcool, tabagismo e estresse.

Existem tratamentos estéticos e cremes que melhoram os quadros da celulite; entretanto, é importante lembrar que não existe fórmula mágica para combatê-la, sendo fundamental a mudança de hábitos e a combinação de alimentação balanceada e prática de exercícios físicos para obter-se um resultado realmente eficaz e duradouro.

A nutrição tem um papel fundamental no manejo clínico da celulite, pois acredita-se que, atualmente, uma das principais causas esteja relacionada ao acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocado por uma alimentação desequilibrada, rica em alimentos refinados e pobre em frutas, legumes e verduras.

Assim, abaixo estão algumas recomendações importantes quando se fala nesse assunto:

1- Retirar ou ao menos diminuir fatores inflamatórios, como alimentos com gordura trans, gordura saturada e sódio, alimentos industrializados, alimentos com calorias vazias (refrigerantes, balas), carboidratos refinados (pão branco, arroz branco, farinha branca), açúcar e excesso de adoçantes.

2- Incluir alimentos com ômega-3 (importante nutriente antiinflamatório), como os peixes de água fria e as sementes de linhaça e chia.

3- Incluir alimentos antioxidantes, como por exemplo as frutas vermelhas e roxas, as frutas cítricas (fontes de vitamina C que estimula a produção de colágeno), oleaginosas, azeite de oliva extra virgem.

4- Incluir alimentos fonte de silício, mineral com potente efeito no tratamento da celulite por estar envolvido na produção de colágeno: cereais integrais como trigo, aveia e cevada.

5- Evitar ou diminuir a ingestão de alimentos que promovem retenção hídrica (sal de cozinha e alimentos industrializados ricos em sódio como embutidos, temperos prontos, sopas em pó, refrigerantes, etc) e aumentar a ingestão dos alimentos que amenizam esta retenção: linhaça, água de coco, tomate. Além de garantir uma boa hidratação, aumentando a ingestão hídrica.

6- Cuidar da saúde do intestino, pois é este órgão que elimina as toxinas que podem prejudicar ainda mais o quadro de celulite. Para controlar o efeito tóxico da constipação é necessário incluir alimentos ricos em fibras, probióticos, prebióticos e simbióticos.

Mãos à obra!

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