segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Clínica Lótus

Pessoal,

A partir de fevereiro, eu atenderei também na Clínica Lótus, onde haverá atendimento nutricional personalizado e especializado para mulheres de todas as faixas etárias, incluindo as seguintes situações:
  • Reeducação alimentar
  • Sobrepeso / Obesidade / Magreza
  • Pré-concepção
  • Gestação
  • Amamentação
  • Adolescência
  • Menopausa
  • Envelhecimento
  • Doenças crônicas
  • Doenças ginecológicas
  • Atividade física
Para maiores informações, ligue para (51) 3321-1200 / 3321-1295 ou acesse http://www.lotusmulher.com.br/

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A polêmica do leite

Muitas pessoas me perguntam em relação ao consumo do leite de vaca: preciso mesmo tomar? Ouvi dizer que os adultos não necessitam, é verdade? O ser humano é o único mamífero que consome leite de outra espécie, então não precisamos. Tomar leite na idade adulta não é natural.

O grande problema é que na maioria das vezes, essas dúvidas acabam sendo vistas como verdades, fazendo com que muitas pessoas deixem de ingerir leite e derivados sem acompanhamento adequado.

Os laticínios são boas opções alimentares por apresentarem diversos nutrientes, sendo fontes principalmente de proteínas, fósforo e cálcio.

Todos os humanos necessitam ingerir cálcio diariamente, sendo a ingestão dietética de referência (DRI) de 1.000 mg por dia para adultos até os 50 anos e de 1.200 mg por dia acima dessa idade.

O valor é bastante alto e esse é o ponto chave para não se deixar de consumir leite e derivados, que são os alimentos com maior quantidade de cálcio e maior biodisponibilidade.

A sardinha também é uma boa fonte de cálcio; entretanto, é muito difícil uma pessoa ingeri-la todos os dias. Existem alguns vegetais que possuem o mineral, principalmente os folhosos verde-escuros, todavia os fitatos e oxalatos presentes nesses alimentos diminuem a absorção do mineral. Dessa forma, pode-se concluir que, com a exclusão do leite e seus derivados da dieta, uma pessoa dificilmente irá conseguir atingir a DRI sem acompanhamento adequado (em muitos casos, existe a necessidade de suplementação).

De fato existem algumas pessoas que apresentam fatores impeditivos para o consumo de leite, tornando-o um alimento inadequado. Estima-se que 25% da população brasileira têm a chamada intolerância à lactose. Entretanto, de uma maneira geral, para a população saudável, os laticínios contribuem com benefícios. Dessa forma, antes de retirar o produto da alimentação, o indivíduo deve ser avaliado para saber sua condição real.

Outra questão polêmica é em relação a qual tipo de leite optar: integral, semidesnatado ou desnatado? E a minha resposta é: depende!

Eu costumo recomendar o leite integral para crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento e não possuem nenhum problema como sobrepeso e obesidade. E indico sempre o desnatado ou o semidesnatado para pessoas que precisam controlar os níveis de colesterol ou que estão em processo de emagrecimento, pois eles têm menor quantidade de gordura.

Entretanto, os maiores culpados pelo excesso de calorias são os complementos do leite. Por exemplo: cada colher de sopa de açúcar refinado adicionada ao café com leite aumenta em mais de 100 kcal e cada colher de sopa de achocolatado (cujo principal ingrediente é o açúcar) aumenta em cerca de 60 kcal. Assim, as melhores opções são: cacau em pó, mel, frutas, cereais integrais, ovomaltine e café sem açúcar.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cinco dicas para emagrecer no verão

No verão, ficamos com o corpo mais exposto e, naturalmente, vem a vontade de perder alguns quilinhos. Assim, nada melhor do que essa estação para iniciar ou potencializar o seu emagrecimento.

Abaixo estão cinco dicas para aproveitar essa época do ano para adquirir-se hábitos saudáveis, lembrando que dietas restritivas não são boas opções para emagrecer-se com saúde.

1- Mexa-se! Aproveite o horário de verão para fazer algum exercício físico na volta do trabalho. Lembre-se que, quando fazemos atividade física, aumentamos o nosso gasto calórico, aumentamos o nosso metabolismo e, assim, emagrecemos com mais facilidade.

2- Coma mais frutas! Aproveite o verão para adquirir o hábito de ingerir em torno de 3 frutas por dia. Um copo de suco natural também traz benefícios, mata a sede e é refrescante (evite adicionar açúcares e adoçantes). As frutas da estação são: abacaxi, coco, figo, goiaba, laranja, limão, manga, maracujá, melancia, melão, pêssego, uva.

3- Coma mais verduras! Com o calor dessa época do ano, é comum as pessoas terem mais vontade de consumir alimentos leves e refrescantes. Aproveite para incluir (ou aumentar a quantidade de) saladas cruas e vegetais cozidos no vapor no almoço e no jantar.

4- Beba mais líquidos! Com o aumento da temperatura, o nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor e nós precisamos de mais líquidos para nos manter hidratados. Assim, não espere ter sede (que já é um sinal de desidratação) para tomar água. Alguns líquidos que também podem ser incluídos, em menor quantidade, são os sucos, a água de coco e os chás gelados. Evite o refrigerante, inclusive os do tipo light e diet. Todos contêm sódio que pode causar retenção hídrica e inchaço.

5- Evite os alimentos gordurosos! Carnes gordas, feijoada, frituras, molhos gordurosos devem ser evitados nessa época do ano. Esses alimentos dificultam a digestão e podem provocar mal estar ou sensação de empachamento (aquela sensação de estômago cheio), comprometendo a nossa disposição para as atividades.

Para obter resultados satisfatórios e duradouros, procure um nutricionista!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sucos desintoxicantes

Depois de todos os eventos de final de ano, nada melhor do que começar o novo ano com um suco desintoxicante, que nos proporciona os benefícios das frutas, dos vegetais e dos líquidos.

As frutas e os vegetais frescos são ricos em fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino e, assim, o processo de eliminação de toxinas. O consumo de líquidos diminui a retenção hídrica comum nessa época, além de hidratar.

Pensando nisso, abaixo estão três receitinhas para quem quer desintoxicar de vez!

Receita 1 – Suco desintoxicante e vitaminado
- Principais características
Digestivo, refrescante e desintoxicante.
- Ingredientes
200g de melancia
1 maçã sem casca
Suco de 1 limão
Folhas de hortelã
- Modo de fazer
Bater os ingredientes e tomar gelado.

Receita 2 – Suco desintoxicante de clorofila
- Principais características
A clorofila é o pigmento verde das plantas e, entre outras funções, ajuda na limpeza dos tecidos intestinais, melhora a flora intestinal e auxilia na purificação do fígado.
- Ingredientes
1 talo de agrião
1 talo de salsão
1 colher de sopa de salsinha
1 copo de água de coco
1 maçã
- Modo de fazer
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Receita 3 – Limonada cremosa de maçã
- Principais características
Energético, desintoxicante e laxante (para quem está constipado – também é comum nessa época).
- Ingredientes
2 maçãs descascadas e picadas
Suco fresco de 1 limão
2 ameixas preta picadas
1 colher de sobremesa de trigo germinado (o grão integral deve ser deixado de molho à noite na água da receita)
1 xícara de chá de água
- Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador com alguns cubos de gelo e sirva imediatamente.

Feliz 2011 a todos!