quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mitos e verdades do chocolate

Abaixo está um vídeo bem interessante sobre mitos e verdades do chocolate (a partir dos 0:40), em que um médico cardiologista responde as dúvidas de diversas pessoas.

Para maiores informações, leia a postagem do ano passado clicando aqui.

Feliz Páscoa!!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Churrasco saudável

O churrasco faz parte do cardápio da maioria dos gaúchos, principalmente nos finais de semana, reunindo famílias e amigos. Vejo muitos pacientes “sofrendo” nessas ocasiões; entretanto, existem algumas dicas que podem deixar o churrasco mais saudável e menos calórico:

- Pense que uma refeição deve ser completa e variada, ou seja, conter todos os tipos de nutrientes. Dessa forma, é importantíssimo que haja ingestão de uma porção de alimento rico em carboidrato (arroz ou farinha ou batata cozida/assada ou aipim cozido) e bastante quantidade de vegetais (principalmente os crus, por apresentarem maior quantidade de fibras que promovem saciedade e diminuem a absorção da gordura presente na carne).

- Lembre que as carnes não são fontes apenas de proteínas. Junto com essa proteína tem bastante quantidade de gordura, que aumenta as calorias. Abaixo está uma listinha com as quantidades de gordura em 100g do alimento*:
  • Costela bovina: 27,7g
  • Lingüiça de porco: 21,9g
  • Fraldinha ou vazio: 16,1g
  • Alcatra bovina sem gordura**: 11,6g
  • Picanha sem gordura**: 11,3g
Compare com outras carnes:
  • Contra-filé sem gordura: 4,5g
  • Peito de frango sem pele: 3,2g
  • Lombo de porco: 6,4g

- Escolha dois tipos de carnes em cada churrasco, evitando os excessos.

- Opte por bebidas e sobremesas mais saudáveis, pois esses alimentos geralmente acrescentam muitas calorias à refeição. Deixe as opções mais calóricas para um momento em que a refeição seja mais leve!

- Diminua a quantidade de sal (lembre que o excesso causa retenção hídrica e hipertensão arterial) e opte por temperos naturais. O tomilho e o endro combinam com a carne vermelha e o alecrim com a carne branca.

- Acrescente, em uma grelha, frutas (como a banana e o abacaxi) e vegetais (como o pimentão e a cebola) e sirva como acompanhamento ou sobremesa.

* De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.
** Não constam na tabela as opções com gordura.