terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nutrição infantil

Em homenagem ao dia da criança, hoje a postagem é sobre alguns cuidados que se deve ter em relação à nutrição infantil.

É importante lembrar que os hábitos alimentares começam a ser formados durante a infância e que, nesse período, a alimentação exerce um papel fundamental sobre a saúde.

Assim, deve-se oferecer à criança diferentes alimentos ao dia, evitando a monotonia alimentar. Somente uma alimentação variada e colorida irá fornecer todos os nutrientes que ela precisa para crescer e se desenvolver plenamente.

Lembre-se sempre que a família dá o exemplo! Não adianta querer que a criança coma frutas e verduras, se os pais não comem. Os filhos irão se espelhar nos hábitos alimentares dos pais.

Alguns alimentos não saudáveis (refrigerantes, balas, salgadinhos, biscoitos recheados, etc.) devem ser evitados, pois tiram o apetite da criança e competem com os alimentos realmente nutritivos. Além disso, o consumo desses alimentos está associado com anemia, excesso de peso e alergias alimentares.

Envolver a criança nas tarefas de realização das refeições está relacionado com aquisição de bons hábitos alimentares. Assim, sempre que possível, os pais devem permitir que os filhos participem da escolha, compra e preparação dos alimentos.

Pensando nisso, abaixo está uma sugestão de receita para ser feita junto com os pimpolhos amanhã.

Porpeta (almôndega) recheada com cubinhos de cenoura

Ingredientes
- 600 gramas de carne moída
- 4 batatas-inglesas cozidas e amassadas
- 5 ovos
- 3 colheres de sopa de salsa picada
- 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
- 1 colher de chá de sal
- Cubinhos de cenoura crua (para rechear)
- Farinha de trigo (para enfarinhar as mãos)
- Óleo (para untar)

Modo de fazer
- Misturar a carne com as batatas amassadas, o tempero verde, os ovos e o sal.
- Misturar bem, amassar e separar porções com o auxílio de uma colher de sopa.
- Colocar cada porção na palma da mão bem enfarinhada e moldar as bolinhas.
- Com um dos dedos, fazer um furo no centro e acomodar um cubinho de cenoura.
- Arrumar em assadeira untada com a parte da cenoura para cima.
- Assar até dourar.

Bom apetite!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Suplementos alimentares

De acordo com a ANVISA, suplementos são “alimentos que servem para complementar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação.”

Lendo essa definição, já podemos pensar que a indicação de suplementação deve ser feita de forma criteriosa e individualizada, diferentemente do que tenho visto, principalmente entre os praticantes de atividade física.

A reportagem abaixo, apresentada no Jornal Hoje da Globo deste sábado, fala um pouco sobre os riscos do consumo de suplementos sem orientação, ressaltando o perigo do excesso causar intoxicações importantes.

Além disso, a reportagem destaca o cuidado que se deve ter ao consumir os suplementos que reúnem todos os nutrientes na mesma cápsula. Além de aumentar o risco de intoxicação, sabe-se que alguns nutrientes diminuem (e até impedem) a absorção de outros, não garantindo que a pessoa esteja tendo um aporte adequado.

Vale a pena conferir o vídeo e pensar se estamos realmente fazendo bem a nossa saúde ao consumi-los!