sexta-feira, 16 de março de 2012

Quer emagrecer? Durma bem!

Hoje é o Dia Mundial do Sono. Em homenagem, a postagem será sobre a relação entre dormir bem e emagrecer, ou então, dormir mal e engordar!

A maioria das pessoas não sabe, mas essa relação existe e é fundamental que quem busca o emagrecimento (além de qualidade de vida) tenha uma boa noite de sono.

Apesar do assunto ser relativamente novo, diversos estudos têm indicado que o encurtamento do tempo de sono, condição muito comum nos dias de hoje, é um fator de predisposição para o aumento do índice de massa corporal e, portanto, para maior risco de desenvolvimento de obesidade.

O provável motivo disso é que dormir pouco acarretaria em modificações endócrinas, alterando as concentrações dos hormônios grelina e leptina, responsáveis pela sinalização de, respectivamente, fome e saciedade. Esse desequilíbrio endócrino está associado a maior ingestão de alimentos e, inclusive, a alterações das escolhas alimentares.

Além disso, pessoas que dormem menos normalmente são mais sedentárias (em função do cansaço) e, por passarem mais horas acordadas, se alimentam mais vezes durante o dia. Esse quadro favorece ainda mais o aumento de peso causado pelo débito de sono.

Portanto, durma bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário