quinta-feira, 26 de julho de 2012

Nutrição X Gripe

O inverno é a estação da coriza, da tosse, do espirro, das dores no corpo, da gripe! Contra eles, a melhor barreira é ter um sistema imunológico fortalecido, que consiga combater os vírus e as bactérias que entram em contato com o nosso organismo.

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras, água e compostos antioxidantes, ajuda a fortalecê-lo. Em contrapartida, uma alimentação desequilibrada torna o organismo mais suscetível aos vírus da gripe (e outros também!).

A vitamina C, principalmente em forma de suplementos, é popularmente utilizada para fortalecer o sistema imunológico. Entretanto, os estudos realizados com essa vitamina não mostram que tomar doses elevadas impede a ação do vírus da gripe. Apesar disso, por ter ação antioxidante, a ingestão diária de alimentos ricos nessa vitamina diminui o ataque dos radicais livres às células de defesa, trazendo benefícios ao nosso organismo. Além disso, sabe-se que a vitamina C ajuda a reduzir a duração e a intensidade dos sintomas da gripe.

A combinação dos alimentos mel, própolis, limão e agrião também é popularmente utilizada com o intuito de aumentar a resistência do organismo a gripes e resfriados. E de fato o mel e o própolis apresentam propriedades antiinflamatórias, aliviando os sintomas da gripe. Já o agrião, além de expectorante, é broncodilatador e aumenta a capacidade respiratória, mas, da mesma forma, tem eficácia apenas quando a doença já está instalada.

A falta de hidratação adequada, que geralmente ocorre nos meses de inverno, deixa a mucosa do sistema respiratório mais espessa e propícia para a instalação e o desenvolvimento de vírus e bactérias. Ou seja, hidratar-se corretamente é uma forma de prevenir a gripe!

Alimentos com ação preventiva comprovada são os probióticos, presentes em iogurtes e leites fermentados. Em contato com as células de defesa do intestino, os probióticos induzem uma reação imunológica que fortalece o mecanismo de defesa do organismo.

Lembre-se que uma alimentação adequada é fundamental na prevenção da gripe, na medida em que através dos alimentos obtém-se um conjunto de nutrientes importantes e essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, que agirá de forma eficiente.

Bom inverno sem gripe!

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