quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Como montar uma lancheira escolar saudável e gostosa?

Em homenagem ao dia das crianças, esse ano a postagem será sobre quais alimentos devem estar presentes em uma lancheira escolar, já que essa é a preocupação de muitas famílias. E com razão, pois a alimentação é um dos fatores mais importantes para a saúde das crianças.

No período escolar, a criança tem um gasto expressivo e necessita de energia para realizar de forma adequada as atividades exigidas na escola, tanto as físicas (pular, correr, brincar) quando as intelectuais (concentração, memorização e aprendizado).

Assim, os alimentos consumidos nesse período são importantes e devem ser saudáveis. O lanche deve conter uma fonte de carboidrato (pães, biscoitos, cereais), uma fonte de proteína (leite e derivados) e uma fonte de vitaminas e minerais (frutas, suco de frutas ou vegetais).

Entretanto, sempre deve-se respeitar as quantidades de acordo com a faixa etária e o apetite da criança, além de respeitar seus hábitos e preferências alimentares.

Os três itens abaixo não podem faltar em uma lancheira saudável e nutricionalmente adequada:

- Uma bebida
Boas opções são os sucos naturais ou os produzidos com a própria fruta (preferencialmente sem açúcar), a água de coco ou a água mesmo. Leites e iogurtes também podem ser consumidos, mas deve-se ter maior cuidado com a temperatura, mantendo-os em ambientes térmicos ou, se possível, na geladeira da escola.

- Um lanche
Normalmente é composto por sanduíches, cereais e biscoitos integrais ou bolos caseiros. Deve-se ter cuidado com as duas últimas opções, pois podem conter quantidade excessiva de gordura e açúcar (evitar as opções recheadas, industrializadas e com coberturas). Para montar os sanduíches, preferir o pão integral e variar o tipo de pão (forma, francês, bisnaguinha, sírio, torrada) para a criança não enjoar. Para o recheio, preferir as opções com menos gordura: queijo branco, requeijão, polenghinho, mussarela, geleia de frutas.

- Uma fruta
Pode ser inteira ou picada, de acordo com a preferência da criança. O ideal é variar e oferecer diferentes tipos de frutas durante a semana.

Cuidado com a conservação! As lancheiras térmicas são as mais adequadas, por manter a temperatura dos alimentos, tornando-os mais seguros para o consumo até a hora do recreio. Se não for possível, podem-se utilizar recipientes térmicos acomodados dentro da lancheira comum.

Para mais informações sobre nutrição infantil e sugestão de receita para fazer junto com os pimpolhos, clique aqui.

Feliz dia das crianças!

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