quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Betacaroteno & Bronzeado


A primeira postagem do ano será sobre o nutriente do verão: betacaroteno!

O betacaroteno é um micronutriente antioxidante do grupo dos carotenóides e está presente, especialmente, em frutas e vegetais amarelo-alaranjados e em vegetais folhosos verde-escuros.

Esse nutriente é considerado um fotoprotetor endógeno (proteção de dentro para fora) por atuar prevenindo a pele contra os danos causados pelo excesso de exposição solar.

Sabe-se que a exposição excessiva às radiações ultravioletas do sol promove desde a reação mais visível que é o eritema (vermelhidão da pele), passando pelas alterações cutâneas como rugas, manchas e ressecamento, até os resultados mais sérios como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Entretanto, na estação mais quente do ano, todos querem atingir um bronzeado de causar inveja, já que esta também é a estação em que os corpos estão mais à mostra, especialmente aqui no Sul do país.

Assim, através da alimentação, nós podemos reduzir os efeitos maléficos causados pelo sol, incluindo no nosso dia a dia alimentos que tem o “poder” de aumentar a proteção ao sol e garantir um bronzeado mais duradouro (e dourado!).

Segue abaixo uma receitinha de suco para ativar e prolongar o seu bronzeado.
Bater os seguintes ingredientes no liquidificador:
½ mamão papaia
1 manga pequena
Suco de 3 laranjas
1 cenoura pequena
200 ml de água

Além de tudo isso, claro, use filtro solar!