quarta-feira, 28 de março de 2012

Frutas do outono



A estação mudou, trazendo uma nova safra de alimentos. O outono é considerado a estação das frutas!

Todas as frutas são ricas em fibras e água, além de possuírem diferentes vitaminas e minerais. Para completar, a maioria apresenta pouquíssimas calorias.

Por isso, aproveite a abundância do outono para incluir ou aumentar a quantidade diária de frutas.

Ainda, lembre-se das vantagens de consumir os alimentos da estação:
  1. Melhor qualidade
  2. Maior sabor
  3. Menor quantidade de agrotóxicos
  4. Valores nutricionais potencializados
  5. Preços mais baixos

As frutas do outono (que estão na figura acima) são:
  • Abacate
  • Banana maçã
  • Caqui
  • Carambola
  • Goiaba
  • Jaca
  • Kiwi nacional
  • Limão
  • Maçã gala
  • Mamão formosa
  • Pêra estrangeira
  • Tangerina/bergamota
  • Uva rubi

Fonte: Ceagesp

sexta-feira, 23 de março de 2012

Revista Saúde

Pessoal,

Participei de uma reportagem da Revista Saúde de fevereiro falando sobre Siri e Caranguejo. A matéria compara os dois crustáceos, que têm o consumo aumentado durante o verão.

Eu os comparei em relação às quantidades de energia, carboidratos, proteínas, gorduras totais, cálcio, ferro, fósforo e potássio. E, no final, eu chamei atenção ao modo de preparo dessas carnes, sendo ideal consumi-las cozidas ou grelhadas com saladas e arroz integral, por exemplo.

Compartilho com vocês abaixo a matéria.


sexta-feira, 16 de março de 2012

Quer emagrecer? Durma bem!

Hoje é o Dia Mundial do Sono. Em homenagem, a postagem será sobre a relação entre dormir bem e emagrecer, ou então, dormir mal e engordar!

A maioria das pessoas não sabe, mas essa relação existe e é fundamental que quem busca o emagrecimento (além de qualidade de vida) tenha uma boa noite de sono.

Apesar do assunto ser relativamente novo, diversos estudos têm indicado que o encurtamento do tempo de sono, condição muito comum nos dias de hoje, é um fator de predisposição para o aumento do índice de massa corporal e, portanto, para maior risco de desenvolvimento de obesidade.

O provável motivo disso é que dormir pouco acarretaria em modificações endócrinas, alterando as concentrações dos hormônios grelina e leptina, responsáveis pela sinalização de, respectivamente, fome e saciedade. Esse desequilíbrio endócrino está associado a maior ingestão de alimentos e, inclusive, a alterações das escolhas alimentares.

Além disso, pessoas que dormem menos normalmente são mais sedentárias (em função do cansaço) e, por passarem mais horas acordadas, se alimentam mais vezes durante o dia. Esse quadro favorece ainda mais o aumento de peso causado pelo débito de sono.

Portanto, durma bem!

terça-feira, 13 de março de 2012

Suco hidratante

Em Porto Alegre, só se fala sobre o calor que tem feito nos últimos dias. Nos jornais, as manchetes são "Março de 2012 tem a temperatura mais alta dos últimos 59 anos em algumas cidades do Rio Grande do Sul".

E a nossa saúde, como fica?

Em locais onde o clima é quente, uma pessoa pode perder até dois litros de água por dia na transpiração para manter a temperatura do corpo. No suor, além da própria água, são eliminados sais minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Pensando nisso, hoje eu resolvi postar uma receita de um suco hidratante. Por conter água e sais minerais em boas quantidades, esse suco evita a desidratação e é ótimo para esses dias realmente quentes.

Ingredientes
- 300 ml de água de coco
- 2 fatias médias de abacaxi
- 4 folhas de hortelã
- 50 ml de suco de limão

Modo de preparo
- Bater tudo no liquidificador.

Rendimento: 1 porção de 110 kcal.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Hp Fitness


Pessoal,

A partir desse mês, eu atenderei também na Academia Hp Fitness - Unidade Petrópolis.

A academia é super completa e oferece diversos serviços voltados à saúde e à qualidade de vida, incluindo ginástica, musculação, nutrição, quiropraxia, massagem, pilates, natação, hidroginástica e assessoria a empresas. Vale a pena conferir!

Para maiores informações, ligue (51) 3338-6355 ou acesse www.hpfitness.com.br