quarta-feira, 13 de junho de 2012

Namorar engorda?

Em homenagem ao dia dos namorados (ontem), a postagem de hoje será sobre uma pergunta que muitas pessoas fazem: afinal, namorar engorda?

Geralmente, a resposta é sim! E existem inclusive estudos científicos comprovando isso.

Na prática dos consultórios, também vemos casais que aumentam de peso após começar um namoro ou casar.

Mas por que será que isso acontece?

Na minha opinião, isso ocorre principalmente devido a cinco motivos:

- Preocupação com a aparência
É bastante comum a pessoa que está namorando diminuir a preocupação com a aparência, provavelmente por diminuir também a vontade de conquistar outras pessoas.

- Tipos de programas
Diferentemente dos solteiros, os casais costumam fazer programas que envolvem alimentação: sair para jantar naquele restaurante delicioso, esperar o namorado/marido com uma comida especial, agradar a amada com uma caixa de bombons, assistir a filmes beliscando pipocas e doces, além do consumo mais frequente de bebidas alcoólicas no final do dia. 

- Sedentarismo
Misturar os dois motivos anteriores (menor preocupação com a aparência + programas envolvendo alimentação) resulta em aumento do sedentarismo. Ao invés de fazer atividades físicas, os casais optam por ficar juntinhos no sofá à noite e durante o final de semana. 

- Boicote do parceiro
Às vezes, a pessoa tende a boicotar o companheiro que está querendo emagrecer e inicia a prática de atividade física e de uma alimentação mais saudável. Talvez isso ocorra por ciúmes, já que o companheiro torna-se mais bonito e atraente. Ou talvez por egoísmo, uma vez que a pessoa está fazendo uma atividade sem a outra.

- Estilos de vida diferentes
Quando um dos companheiros tem um estilo de vida diferente do estilo do outro, há grandes chances de a pessoa com os hábitos mais saudáveis acabar tomando emprestado alguns hábitos não saudáveis, já que o casal passa boa parte do tempo junto.

Fuja dessas armadilhas e se mantenha magro e saudável mesmo namorando!