quinta-feira, 26 de julho de 2012

Nutrição X Gripe

O inverno é a estação da coriza, da tosse, do espirro, das dores no corpo, da gripe! Contra eles, a melhor barreira é ter um sistema imunológico fortalecido, que consiga combater os vírus e as bactérias que entram em contato com o nosso organismo.

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras, água e compostos antioxidantes, ajuda a fortalecê-lo. Em contrapartida, uma alimentação desequilibrada torna o organismo mais suscetível aos vírus da gripe (e outros também!).

A vitamina C, principalmente em forma de suplementos, é popularmente utilizada para fortalecer o sistema imunológico. Entretanto, os estudos realizados com essa vitamina não mostram que tomar doses elevadas impede a ação do vírus da gripe. Apesar disso, por ter ação antioxidante, a ingestão diária de alimentos ricos nessa vitamina diminui o ataque dos radicais livres às células de defesa, trazendo benefícios ao nosso organismo. Além disso, sabe-se que a vitamina C ajuda a reduzir a duração e a intensidade dos sintomas da gripe.

A combinação dos alimentos mel, própolis, limão e agrião também é popularmente utilizada com o intuito de aumentar a resistência do organismo a gripes e resfriados. E de fato o mel e o própolis apresentam propriedades antiinflamatórias, aliviando os sintomas da gripe. Já o agrião, além de expectorante, é broncodilatador e aumenta a capacidade respiratória, mas, da mesma forma, tem eficácia apenas quando a doença já está instalada.

A falta de hidratação adequada, que geralmente ocorre nos meses de inverno, deixa a mucosa do sistema respiratório mais espessa e propícia para a instalação e o desenvolvimento de vírus e bactérias. Ou seja, hidratar-se corretamente é uma forma de prevenir a gripe!

Alimentos com ação preventiva comprovada são os probióticos, presentes em iogurtes e leites fermentados. Em contato com as células de defesa do intestino, os probióticos induzem uma reação imunológica que fortalece o mecanismo de defesa do organismo.

Lembre-se que uma alimentação adequada é fundamental na prevenção da gripe, na medida em que através dos alimentos obtém-se um conjunto de nutrientes importantes e essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, que agirá de forma eficiente.

Bom inverno sem gripe!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Pizza saudável

Dia 10 de julho é comemorado o dia da pizza! Em homenagem a ele, a postagem de hoje será sobre esse alimento, uma das preferências nacionais! 

Mas que tal testar uma receitinha de pizza saudável? Saborosa, rica em nutrientes benéficos para o nosso organismo e com redução de gordura e sódio.


MASSA INTEGRAL PARA PIZZA 

Ingredientes 
- 150g de farinha de linhaça
- 200g de farinha de trigo integral
- 400g de farinha de trigo especial
- 3 ovos
- 1 tablete de fermento biológico
- 200ml de leite desnatado morno
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 60g de margarina light derretida 

Modo de fazer 
- Misturar primeiro os ingredientes secos e depois colocar os "líquidos" no meio. Misturar e sovar bem.
- Deixar a massa descansar (cobrir com um pano) por pelo menos 30 minutos.
- Separar em porções e abrir com um rolo em uma superfície levemente enfarinhada.
- Em uma assadeira redonda, polvilhar um pouco de farinha e colocar a massa.
- Levar ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos. Após, colocar o recheio sobre a massa.

Sugestão de recheio 
- 1kg de tomate
- 300g de cebola
- 2 latas de atum
- 200g de queijo mussarela ralado
- Orégano, manjericão e pimenta a gosto
- Fazer o molho vermelho com cebola, tomate, atum e temperos a gosto. Colocar por cima da massa e, por último, o queijo ralado.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bolo integral de banana e nozes

É só chover ou fazer frio que a maioria das pessoas começa a pensar em um lanche da tarde mais pesado, como bolinho de chuva, cappuccino, pão de queijo, chocolate quente, bolo com coberturas, etc.

Pensando nisso, eu resolvi colocar uma sugestão de lanche para um dia como hoje (frio e chuvoso em Porto Alegre): um bolo saboroso, nutritivo e saudável.

Atenção porque a receita não é light e apresenta uma quantidade significativa de calorias. No entanto, contém diversas vitaminas, minerais e fibras! Bom apetite!

Ingredientes
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 3 xícaras de farinha de trigo integral fina
- 1 xícara de leite de vaca ou soja
- 2 colheres de sopa de mel
- 3 colheres de café de canela em pó
- 2 colheres de sopa de fermento químico
- 4 bananas maduras
- Nozes a gosto
- 200g de margarina

Modo de fazer
- Bater as claras em neve e reservar.
- Em uma tigela, colocar as gemas e misturar, na batedeira, com a margarina.
- Depois, colocar aos poucos o açúcar mascavo peneirado. Misturar bem.
- Acrescentar o leite, a farinha, o fermento e a canela.
- Cortar as bananas em rodelas e misturar à massa aos poucos, junto com as nozes.
- Colocar as claras e misturar aos poucos.
- Colocar a mistura em uma assadeira untada.
- Por cima, colocar bananas e nozes para enfeitar.
- Salpicar um pouco de canela e açúcar mascavo.
- Levar ao forno pré-aquecido (180ºC).

Pode-se substituir a banana por maçã.
Rendimento: 10 porções.