quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Churrasco saudável

Estamos em plena Semana Farroupilha aqui no Rio Grande do Sul. Para quem não sabe, ela é comemorada de 14 a 20 de setembro e é um evento festivo da Cultura gaúcha em homenagem à Revolução Farroupilha.

Amanhã é feriado por aqui e, provavelmente, a maioria dos gaúchos irá comemorar comendo churrasco! O churrasco faz parte do cardápio dos gaúchos, reunindo famílias e amigos. Vejo muitos pacientes (especialmente os que estão em dieta de emagrecimento) “sofrendo” nessas ocasiões; entretanto, existem algumas dicas que podem deixar o churrasco mais saudável e menos calórico:

- Pense que uma refeição deve ser completa e variada, ou seja, conter todos os grupos alimentares e tipos de nutrientes. Dessa forma, é importantíssimo que, além da carne, haja ingestão de uma porção de alimento rico em carboidrato (escolha um: arroz, batata cozida/assada, aipim cozido, farinha sem gordura) e bastante quantidade de vegetais (principalmente os crus, por apresentarem maior quantidade de fibras que promovem saciedade e diminuem a absorção da gordura presente nas carnes).

- Lembre que as carnes não são apenas fonte de proteínas. Junto com essa proteína tem bastante quantidade de gordura, que aumenta as calorias da nossa refeição. Para se ter uma ideia, coloquei abaixo uma listinha com as quantidades de gordura em 100g do alimento*:
  • Costela bovina: 27,7g
  • Lingüiça de porco: 21,9g
  • Fraldinha ou vazio: 16,1g
  • Alcatra bovina sem gordura**: 11,6g
  • Picanha sem gordura**: 11,3g
Compare com outras carnes mais magras:
  • Contra-filé sem gordura: 4,5g
  • Peito de frango sem pele: 3,2g
  • Lombo de porco: 6,4g

Outras dicas:

- Cuidado com os aperitivos! É muito comum haver ingestão de alimentos como salsichão, pães recheados e temperados, queijos, maionese, coração de galinha. Lembre-se que esses alimentos têm gorduras, aumentando a quantidade de calorias da nossa refeição sem nos darmos conta.

- Escolha dois tipos de carnes em cada churrasco, evitando os excessos.

- Opte por bebidas e sobremesas mais saudáveis (ou evite qualquer tipo!), pois esses alimentos geralmente acrescentam muitas calorias à refeição. Deixe as opções mais calóricas para um momento em que a refeição seja mais leve!

- Diminua a quantidade de sal (lembre que o excesso causa retenção hídrica e hipertensão arterial) e opte por temperos naturais. O tomilho e o endro combinam com a carne vermelha e o alecrim com a carne branca.

- Acrescente, em uma grelha, frutas (como a banana e o abacaxi) e vegetais (como o pimentão e a cebola) e sirva como acompanhamento ou sobremesa.

Seguindo essas dicas, podemos aproveitar o momento com a família e os amigos, sem comprometer a nossa saúde e o nosso peso. Bom feriado!


* De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.
** Não constam na tabela as opções com gordura.