quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dicas para aproveitar as festas de final de ano sem exagerar!


Dezembro é o mês dos eventos sociais: amigos secretos, confraternizações, festas de final de ano em escolas/faculdades e no trabalho, Natal, Reveillon... Ufa!

Como os eventos sempre estão acompanhados de comidas (geralmente mais pesadas) e bebidas alcoólicas, vem a pergunta: tem como passar por tudo isso sem engordar?


E a resposta é: SIM!


Mas devemos ter alguns cuidados...


Tem uma frase famosa (não sei a autoria) que diz algo do tipo: "o que engorda não é o que você come entre o Natal e o Reveillon, e sim o que você come entre o Reveillon e o Natal". Ou seja, o importante é o hábito alimentar durante o ano inteiro e não se privar dos alimentos que são consumidos esporadicamente.

Portanto, em primeiro lugar, não há necessidade de privação desses momentos. A grande diferença está em como se comportar frente a essas situações.


A primeira atitude que deve ser tomada é não comer pouco ou não ficar em jejum durante as refeições que antecedem o evento, evitando que haja excesso de fome no momento em que se estará diante às diversas tentações (normalmente bastante calóricas).


Por isso, deve-se comer normalmente durante todo o dia e, sempre que possível, fazer um pequeno lanche saudável antes do evento para que não haja descontrole em relação à ingestão alimentar.


Já durante o evento, é importante que se faça escolhas alimentares saudáveis, sempre lembrando que os alimentos estarão à disposição o tempo todo e que não existe necessidade de comê-los após estar saciado.


Cuide com os aperitivos e petiscos! Se não forem opções saudáveis (como oleaginosas, frutas secas, pastinhas leves, vegetais picadinhos), evite ao máximo consumi-los. Geralmente, não nos damos conta da quantidade de alimentos "beliscados" e, além disso, o seu consumo não diminui o apetite do prato principal (pode observar!).


Sempre que possível, capriche nas saladas e opte, principalmente, pelos folhosos como alface, rúcula e agrião, que são ricos em fibras que auxiliam na digestão e diminuem a absorção das gorduras.

Uma boa dica é verificar todas as opções de alimentos disponíveis antes de começar a comer, pois dessa forma consegue-se fazer as escolhas mais corretas, optando por alimentos mais saudáveis e evitando o famoso "pegar um pouquinho de tudo" que sempre resulta em exageros.

Outro tema importante é em relação às bebidas alcoólicas. Para se ter uma ideia, cada taça de espumante (150 ml) ou copo de cerveja (240 ml) tem em torno de 100 a 130 kcal. Sem falar das bebidas mais calóricas, como os drinks, que podem chegar a quase 500 kcal em um único copo de 250 ml. Portanto, beber com moderação e usar o bom senso (escolhendo os momentos certos para ingeri-las) são as melhores escolhas! Sempre que beber, não esqueça de consumir muita água (antes, durante e depois).

Assim, com pequenos cuidados, podemos passar ilesos por esse período cheio de compromissos e eventos sociais! E lembre-se sempre que nos divertimos muito mais quando não estamos com a sensação de estufamento e estômago cheio. 


Aproveite e boas festas!